terça-feira, 9 de junho de 2015

Gosta de música cigana?

Csárdás (por vezes grafado como czardas) é um dança tradicional húngara, viva e alegre, normalmente acompanhada por um conjunto de violinos. Também se pode designar por csárdás ou czardas apenas a música. São famosas as Czardas de Monti.  Originou-se na Hungria e foi popularizada pela música cigana (Cigány) bandas na Hungria e terras vizinhas da Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Burgenland, Croácia, Ucrânia Transilvânia e da Morávia, bem como entre os búlgaros Banat, incluindo aqueles na Bulgária. Compositores clássicos que têm usado temas Csárdás em suas obras incluem Emmerich Kálmán, Franz Liszt, Johannes Brahms, Léo Delibes, Johann Strauss, Pablo de Sarasate, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e outros. Provavelmente o Csárdás mais conhecido é a composição por Vittorio Monti escrita para violino e piano. Esta peça virtuosística possui 7 variações de tempo. Uma gravação da música Monti foi feita por Freddie Martin and His Orchestra (Sussurrando: Gene Conklin) em Holywood em 06 de novembro de 1948. Foi lançado pela RCA Victor Records como o número de catálogo 20-3123 [3] e pela EMI no rótulo do seu mestre de voz como o número de catálogo B 9716. A música foi organizado pela Ballard.
(Fonte: Wikipédia)






10 comentários:

  1. Música cigana não faz bem o meu estilo...

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  2. Hi Gracita ..
    You have so many beautiful blogs so I can jump between them .. Wishing you a wonderful week lots of hugs from Nicki / Night Lady

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, também gosto de musica cigana, ela impõe um bom ritmo, gostei.
    AG

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gracita.
    Gostei muito da música e das imagens do vídeo e do histórico da música cigana.Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tem a sua beleza, sim!
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  6. Música cheia de magia!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Sou louca por música cigana e a tudo que se refere ao povo Nômade. Tenho uma coleção de amikas ciganas lindas de doer!
    Amei este espaço, Gracita.

    ResponderExcluir